• Rua Bárbara de Alencar, 1365 - Aldeota, Fortaleza /CE
  • (85) 3224-3505

Mamas densas e o câncer de mama

Início / Mamas densas e o câncer de mama

Ter as mamas densas não é um sinal de câncer, mas elas podem ser consideradas um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Esse risco está associado a uma maior predisposição genética e também à dificuldade de visualização do tumor durante o exame de mamografia.

O tecido glandular é o responsável pela produção do leite materno. Na mamografia, a gordura aparece escura, enquanto que o tecido aparece branco. Os tumores, quando existem, também aparecem brancos, o que pode fazer com que eles passem despercebidos pelo médico. Vários fatores podem afetar a densidade da mama, como a idade, a menopausa, o uso de medicamentos, a gravidez e a genética.

Por isso, é necessário que mulheres com seios densos se cuidem mais, realizando check-ups e exames regulares, para detectar qualquer indício da presença de tumor ou de lesões nas mamas, proporcionando um diagnóstico precoce da doença. 

Isso facilita o tratamento e aumenta as chances de cura de um possível câncer.

É importante lembrar que, mesmo apresentando mamas densas e fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, isso não significa que a mulher irá desenvolver obrigatoriamente o câncer.

Somente um acompanhamento médico com o mastologista e exames específicos podem determinar isso.