• Rua Bárbara de Alencar, 1365 - Aldeota, Fortaleza /CE
  • (85) 3224-3505

Fatores que causam as varizes

Início / Fatores que causam as varizes

Existem vários fatores que aumentam o risco do surgimento das varizes, mas o principal deles é a predisposição genética. Ou seja, se seus pais, tios e avós sofrem com varizes, você tem uma chance maior de também desenvolver esse problema.

Isso acontece porque podemos herdar uma tendência a ter veias mais frágeis, mais propensas a se transformarem em varizes quando são expostas a outros fatores de risco. Conheça outras causas para o surgimento das varizes:

1. Ser mulher

Alguns hormônios femininos, como a progesterona, favorecem a dilatação das veias, diminuem a força das paredes dos vasos e dificultam o funcionamento das válvulas responsáveis pelo retorno venoso.

Por causa disso, as mulheres apresentam entre 2,5 a 3 vezes mais chances de desenvolver varizes do que os homens.

2. Gravidez

Durante a gravidez, os níveis dos hormônios femininos que naturalmente aumentam as chances de varizes sobem ainda mais, piorando a tendência a esse problema.

Além disso, o aumento do volume do útero pode provocar uma compressão das veias intra-abdominais, o que também favorece essa condição.

3. Idade

As varizes são raríssimas nos bebês, de forma que a passagem do tempo é um fator bastante importante para o surgimento desse problema. Em geral, a dilatação das veias começa a partir dos 30 anos, ficando cada vez mais comum conforme envelhecemos.

Um dos motivos para isso é que, com a idade, o colágeno das paredes das veias começa a diminuir, deixando-as mais frágeis e mais propensas a dilatar.

4. Obesidade e excesso de peso

Assim como acontece na gestação, quando o útero comprime as veias intra-abdominais, isso também pode acontecer com as pessoas obesas.

Neste caso, é o excesso de gordura que vai provocar o aumento do volume do abdômen, prejudicando o bom funcionamento dessas veias.

5. Sedentarismo

Além das válvulas que empurram o sangue das pernas de volta ao coração, nosso corpo tem mais dois mecanismos para ajudar esse processo: trata-se da bomba plantar e da bomba da panturrilha.

A bomba plantar consiste no impacto cada vez que pisamos no chão, provocando um bombeamento do sangue dos pés em direção ao coração. A bomba da panturrilha, por sua vez, consiste na contração dos músculos dessa região quando caminhamos, que também empurra o sangue para cima.

Agora ficou fácil entender: quando não praticamos exercícios, nosso corpo deixa de contar com dois dos três mecanismos que garantem o retorno venoso, aumentando o volume de sangue nas veias dos membros inferiores e causando as varizes.

6. Ficar muito tempo na mesma posição

Pessoas que trabalham o dia todo sentadas acabam sofrendo uma compressão das veias das pernas, represando o sangue na panturrilha e favorecendo as varizes.

Aquelas que trabalham em pé sem se movimentar muito, como os vendedores, também podem sofrer mais com o problema. Isso acontece porque a força da gravidade dificulta a subida do sangue pelas veias, e ele tende a se acumular nas pernas.