• Rua Bárbara de Alencar, 1365 - Aldeota, Fortaleza /CE
  • (85) 3224-3505

Pressão alta: o maior perigo é a falta de informação

Início / Pressão alta: o maior perigo é a falta de informação

A hipertensão arterial sistêmica, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelo nível elevado de pressão sanguínea nas artérias, que exige do coração um esforço além do necessário. Ela pode ser classificada em dois tipos: primária e secundária. A primeira, mais comum, tem origem genética. O tipo secundário é a hipertensão adquirida, que corresponde a apenas 5% dos casos.

Embora mais de 20% da população brasileira seja diagnosticada como hipertensa, ainda há muitos mitos a respeito do tema. Conheça alguns.

Mitos e Verdades:

Pressão alta dá dor na nuca ou na cabeça?

Não. O que ocorre é exatamente o contrário. A dor, em qualquer parte do corpo (incluindo a cabeça), libera quantidades variáveis de adrenalina no sangue, fazendo com que a pressão se eleve. Portanto, tratando-se a dor, a tendência da pressão é se normalizar.

Pressão alta dá algum sintoma?

Geralmente os sintomas são sérios, como infarto e AVC (derrame). Por isso, não podemos esperar sentir alguma coisa para pensar que a pressão está alta. A consulta periódica com seu médico possibilitará o diagnóstico precoce da hipertensão arterial e o seu tratamento, evitando consequências desastrosas à saúde.

Por que minha pressão no consultório é alta e em casa é normal?

A ansiedade gerada em uma consulta médica faz com que a pressão se eleve no consultório, estando normal fora dele. Damos o nome de “hipertensão do avental branco”. Esta pessoa na verdade não tem pressão alta, mas fica hipertensa durante a consulta ou em momentos de tensão.

A pressão arterial pode variar durante o dia?

Sim. É normal a variação dos níveis de pressão ao longo do dia, mas é importante que essa variação não extrapole os valores dentro da normalidade. 

Pressão alta tem cura?

Na maioria dos casos a hipertensão não tem cura, mas tem tratamento. O importante é manter os níveis controlados, por meio de hábitos saudáveis de vida e medicação, para que o organismo não sofra os danos da doença.

Podemos confiar nos aparelhos digitais?

Sim. É muito importante que a medida da pressão seja feita obedecendo determinadas regras e que os aparelhos sejam calibrados com regularidade. Se possuir o aparelho em casa, leve-o na consulta com o médico, pois poderá comparar os valores medidos entre os aparelhos.

Qual é a forma correta de medir a pressão?

  • Repouse por 5 minutos;
  • Não fale durante a medida;.
  • A bexiga deve estar vazia;
  • Não fume ou coma 30 minutos antes da medição;
  • Não pratique exercício nos 60 minutos anteriores;
  • Sente-se com as pernas descruzadas;
  • Mantenha o braço apoiado e na altura do coração.